Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BEVERAGE BOTTLE CAP WITH A PUSHBUTTON AND ADDITIVE RELEASE CAPSULE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/010176
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a beverage bottle cap with a pushbutton and an additive release capsule, characterised by a cap with a pushbutton which, when pushed, pushes a plunger that slides inside a cylindrical body until it goes beyond the cutout sides of the cylindrical body, allowing the release of the contents stored in the capsule into the beverage contained in the bottle.

Inventors:
MENEZES OCTAVIANO MASCARENHAS DE SOUZA (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000224
Publication Date:
January 29, 2015
Filing Date:
June 20, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MENEZES OCTAVIANO MASCARENHAS DE SOUZA (BR)
International Classes:
B65D25/08; B65D1/04
Domestic Patent References:
WO2002092440A22002-11-21
Foreign References:
US4024952A1977-05-24
EP2641845A22013-09-25
Download PDF:
Claims:
REINVIDICAÇÕES

1. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, caracterizada por uma tampa com uma cápsula interna contendo aditivo e um botão externo de acionamento que quando pressionado permite a liberação do conteúdo armazenado na cápsula dentro da bebida contida na garrafa.

2. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, de acordo com a reinvindicação 1, caracterizada por uma tampa com um botão que quando pressionado empurra um êmbolo que se move dentro de um corpo cilíndrico ate passar pelas suas laterais vazadas, permitindo a liberação do conteúdo armazenado na cápsula dentro da bebida contida na garrafa. 3. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, caracterizada pela cápsula fabricada e montada separadamente após encaixar o embolo (4) no corpo cilíndrico (5) para receber o aditivo e ser selada (3), compondo um conjunto (3, 4, 5) introduzido de forma independente da tampa (1) na linha de produção.

4. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, de acordo com a reinvindicação 1 e 3, caracterizada pela tampa (1) contendo o botão (2) de acionamento que, ao se fechar a garrafa na linha de produção, esta se encaixa por ajuste de interferência â cápsula composta (3, 4, 5) formando um só conjunto que é removido da garrafa normalmente quando aberta pelo consumidor, tendo este acionado ou não a liberação do aditivo.

5. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, de acordo com a reinvindicação 1 e 4, REINVIDICAÇÕES

caracterizada pelo botão (2) de acionamento na tampa (1) que permite ao consumidor acionar ou não a liberação do aditivo na bebida ao seu gosto ou necessidade no momento do consumo. 6. TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO, de acordo com a reinvindicação 1,3,4 e 5, caracterizada pela cápsula interna contendo um aditivo hermeticamente separado do liquido engarrafado que é misturado somente no momento do consumo por uma ação do consumidor.

Description:
"TAMPA PARA GARRAFA DE BEBIDA COM BOTÃO E CÁPSULA DE LIBERAÇÃO DE ADITIVO"

Trata-se o presente invento de uma tampa para garrafa de bebida com botão e cápsula de liberação de aditivo, caracterizado por uma tampa com um botão que quando pressionado empurra um êmbolo que se move dentro de um corpo cilíndrico ate passar pelas suas laterais vazadas, permitindo a liberação do conteúdo armazenado na cápsula dentro da bebida contida na garrafa.

Atualmente muitas bebidas são fabricadas com o intuito de repor líquidos, sais minerais, vitaminas e carboidratos. O presente invento possibilita adicionar alguns desses compostos no momento do consumo e ao gosto ou necessidade do consumidor.

O presente invento permite transformar água comum engarrafada provida com a tampa com cápsula de liberação de aditivo em um isotônico ou hidroeletrolltico, bastando para isso que se pressione o botão da tampa. Ainda, pode ser utilizado para aumentar a quantidade de carboidratos em uma bebida previamente isotônica, aumentando a disponibilidade de calorias para um caso de um consumidor praticante de atividade esportiva.

O usuário pode ou não ativar o conteúdo da cápsula mudando a bebida conforme o seu gosto ou necessidade.

O presente invento viabiliza alguns tratamentos medicinais, podendo encapsular antiácidos estomacais ou remédios hidrossolúveis que devem ser misturados à água engarrafa somente no momento do consumo.

Para a fabricação do presente inventos podem ser aplicados os mais diversos materiais e métodos de produção, como plástico injetado, borrachas sintéticas ou outros materiais.

A cápsula pode ser previamente fabricada e a sua introdução pode ser realizada diretamente no bico da garrafa antes de receber a tampa com o botão de acionamento. Nesse processo, a inclusão da capsula se toma uma etapa independente do fechamento final da tampa. Uma vez fechada, a borda da capsula fica solidaria a tampa devido a um ajuste com interferência entre ambas às partes. A cápsula interna solidária a tampa externa toma o conjunto um só depois de fechada a garrafa, permitindo assim que a cápsula seja sacada de dentro do bico da garrafa juntamente com a tampa externa numa só etapa pelo consumidor, como o faz normalmente numa garrafa comum, tendo sido ou não acionado o botão da tampa.

O presente invento tem como objetivo notadamente beneficiar aos consumidores em geral, permitindo ao seu gosto ou necessidade, adicionar a sua bebida substancias que melhores o sabor ou beneficie a sua saúde com somente o pressionar de um botão.

O desenho anexo apresenta a tampa para garrafa de bebida com botão e cápsula de liberação de aditivo, objeto da presente patente, tudo dado a título de exemplo não limitativo, na qual:

A Figura 1 mostra-a em perspectiva desmontada, com a tampa (1) que contem o botão (2), o selo de vedação (3), o embolo (4) e o corpo cilíndrico (5).

A Figura 2 apresenta a primeira etapa de montagem da cápsula, com o embolo (4) colocado dentro do corpo cilíndrico (5), compondo assim uni reservatório em que se pode então depositar o aditivo que se queira antes de ser lacrado com o selo de vedação (3).

A Figura 3 mostra a cápsula composta (3, 4, 5) pela montagem do embolo (4) dentro do corpo cilíndrico (5) e selado pelo selo de vedação (3) após a colocação do aditivo, podendo dessa forma ser introduzido na boca da garrafa de bebida que se pretende aditivar.

A Figura 4 demonstra a etapa final de montagem quando a cápsula composta (3, 4, 5) é introduzida na boca da garrafa de bebida que depois é fechada rosqueando-se a tampa (1) que contem o botão (2) de acionarnento da cápsula. Nessa etapa de fechamento a tampa (1) se encaixa com a cápsula formando um conjunto final que é sacado da garrafa quando esta é aberta, permitindo o consumo da bebida na garrafa normalmente.

A figura 5 demonstra a cápsula acionada, quando ao se pressionar o botão (2) da tampa (1), o embolo (4) é empurrado e desliza dentro do corpo cilíndrico (5) ate esbarrar na extremidade do corpo cilíndrico que possui travas (6) que limitam a safda do embolo. Dessa maneira, o embolo permanece dentro do cilindro, contudo, passa pelas laterais vazadas do corpo cilíndrico, formando assim uma abertura (7) pela qual o aditivo é lançado na bebida contida na garrafa.