Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMAGE CAPTURE SYSTEM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/065447
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a system of high-performance cameras that are strategically positioned to monitor areas of interest in the court: the back and side lines. The cameras are connected to processors and computers that use a wireless network to integrate this equipment with a central computer that uses software to analyse the images, select same and display the moment and exact point where the ball landed and indicates "in" or "out", while simultaneously sending the result of the play to another mobile device held by the first umpire.

Inventors:
ESTEFANO ROBERTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/050019
Publication Date:
May 06, 2016
Filing Date:
February 26, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ESTEFANO ROBERTO (BR)
International Classes:
A63B71/06; A63B71/00; G06T7/00; H04N5/247
Foreign References:
BRPI0906289A22011-04-12
FR2726370A11996-05-03
Other References:
PAULA ALMEIDA: "Após 3 anos, CBV e Penalty relançam 'bola inteli- gente', sem data para estrear''.", UOL ESPORTE, 14 May 2009 (2009-05-14), XP055277803, Retrieved from the Internet [retrieved on 20150316]
Attorney, Agent or Firm:
SILVEIRA, Newton (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicação l-^SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS" , caracterizado por 4 totens para o monitoramento, cabo de Energia, computador e câmeras de alta performance, um servidor (notebook) para a apresentação dos resultados, e interface com o usuário, 1 roteador ireless que garante a comunicação, 1 dispositivo móvel, Software baseado em visão computacional sendo que o sistema compreende, 4 totens com a câmera em uma altura a partir de 30 cm de altura do chão, dispostos da seguinte forma: a) Nos Fundos de quadra: Será colocado uma totem (1) com dois sets de câmera e processador em cada fundo de quadra, sempre entre dois prismas de publicidade e oposto ao bandeirinha, focalizando a linhas de recuo e profundidade das laterais da quadra. b) Nas Laterais de quadra: Será colocado um totem (1) com um set de câmera e processador em cada lateral, uma entre dois prismas de publicidade e outra ao lado do banco de comissão técnica, alinhado, sem obstruções visuais e focalizando as linhas de fundo de quadra.
Description:
"SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM"

Campo de aplicação

[001] A presente invenção permite decidir com precisão lances duvidosos indicando bola dentro e bola fora da quadra em tempo real utilizado em partidas de vôlei de quadra.

Fundamentos da invenção

[002] Solução tecnológica desenvolvida para emular ou auxiliar a função de um juiz de linha em jogo de vôlei de quadra no que diz respeito à sinalização de "bola dentro" ou "bola fora" .

[003] Segundo a FIVB, Federação Internacional de

Voleibol, denomina-se bola dentro quando a bola toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação e bola fora, no que diz respeito ao objeto desta patente, quando a parte da bola que toca o solo está totalmente fora das linhas de delimitação.

[004] O objetivo é auxiliar a arbitragem fornecendo uma imagem real, produzida e disponibilizada para consulta em tempo real em relação a uma bola que atinja o chão da quadra nas áreas perto das linhas delimitadoras onde possam surgir dúvidas de interpretação sobre a sinalização de "bola dentro" ou "bola fora" .

[005] Câmeras de alta performance estão posicionadas estrategicamente, de modo a monitorar as áreas de interesse da quadra: linhas laterais e de fundo. As câmeras estão conectadas a processadores que através de uma rede ireless conseguem fazer a integração desses equipamentos com um computador central que através de um software, analisa as imagens e seleciona-a e mostra o momento e o ponto exato onde a bola caiu e dá a indicação dentro ou fora, ao mesmo tempo em que envia simultaneamente para outro dispositivo móvel de posse do primeiro árbitro o resultado da jogada.

Descrição do estado da técnica

[006] No estado da técnica atual, são conhecidos diversos tipos de mecanismos de captação e processamento de imagens em rede, por exemplo para práticas esportivas como no documento P 11104 41 - 1.

[007] Por exemplo, são utilizadas câmeras e processadores para monitorar linhas delimitadoras do campo de jogo, com o objetivo de se verificar se uma bola foi dentro ou fora do campo de jogo, entre outras aplicações.

[008] Normalmente, estes mecanismos de captação e processamento de imagens ficam posicionados lateralmente ao campo de jogo, em posição estrategicamente escolhida, para a melhor e mais precisa possível análise da bola lançada em relação à linha a ser monitorada.

[009] Ocorre que os equipamentos de captação e processamento ficam desprotegidos de possíveis impactos externos provenientes do jogo, tais como o lançamento da bola de jogo na direção do mesmo e de possíveis impactos dos atletas. O impacto recebido pelo equipamento pode desestabilizar ou mesmo impedir a precisa captação e processamento da imagem, para uma análise da mesma, por exemplo, pela arbitragem ou mesmo pela geração e transmissão de imagens. Nesta situação, perde-se a regulagem pré-determinada, demandando tempo para um reposicionamento da câmera. Ainda pior, pode ocorrer a quebra dos equipamentos, impedindo sua utilização como ilustra o documento PI0519834-8.

Objetivo do modelo

[0010] Para solucionar os inconvenientes da técnica atual, o presente modelo revela uma disposição introduzida em invólucro de proteção para mecanismo de captação e processamento de imagens, por exemplo para utilização em práticas ou jogos esportivos, entre outras aplicações que necessitem de uma boa estabilização na captação de imagens.

[0011] O invólucro de proteção do presente modelo possui um perfil dimensionado anatomicamente para a absorção de impactos externos e proteção dos equipamentos de captação e processamento de imagens armazenados em seu interior, sendo que o mesmo fica alojado sobre uma base com um mecanismo de amortecimento de impactos externos por meio de extensores elásticos, que absorvem e minimizam qualquer impacto externo recebido sobre o mesmo, fazendo com que o invólucro se movimente de forma controlada até sua parada, porém sem desestabilizar a captação das imagens em seu interior.

[0012] Os componentes internos ficam alojados a partir de uma haste cilíndrica vertical que se projeta a partir de uma base que atua como lastro do equipamento com o objetivo de minimizar ao máximo as vibrações recebidas em razão de um impacto externo sobre o invólucro de proteção.

[0013] O objetivo principal da tecnologia Penalty D-

TECH é eliminar as dúvidas em lances onde a bola atinge o chão em áreas muito próximas as linhas que limitam a quadra. No momento do impacto da bola na quadra, a mesma atinge a velocidade de até 40m/s sendo que a sua permanência no chão é em torno de 0,5 centésimo de segundo, sendo este movimento mais rápido do que a percepção do olho, gerando assim sub jetividade na interpretação de bola dentro ou bola fora.

[0014] A tecnologia disponibiliza a integração de computadores, câmeras de alta performance, dispositivos móveis e através de um roteador ireless e de um software de visão computacional .

[0015] O software necessita receber alguns parâmetros do objeto que será monitorado tais como: diâmetro, área e cores para que possa reconhecer a bola dentro das áreas de interesse da quadra (laterais e fundos) .

[0016] Também é necessário ajustes nas câmeras em relação às seguintes características: altura, foco, zoom, abertura do diafragma e posicionamento. São esses ajustes que permitem sincronizar as câmeras com o software. O Software permite o reconhecimento automático de onde está à linha da quadra e também estabelecer pontos mínimos para iniciar o rastreamento da bola. Os pontos mínimos são a altura de queda da bola impossível de ser pega pelo jogador e uma linha vermelha imaginária traçada ao longo e fora das linhas da quadra. O software interpreta como bola dentro, quando o objeto monitorado cai à esquerda desta linha imaginária e bola fora, quando a bola cai à direita desta linha imaginária.

Breve descrição das figuras

[0017] A figura 1, ilustra a disposição das câmeras (1) emulando juízes de linha.

Descrição detalhada do invento [0018] Os componentes internos ficam alojados a partir de uma haste cilíndrica vertical que se projeta a partir de uma base que atua como lastro do equipamento com o objetivo de minimizar ao máximo as vibrações recebidas em razão de um impacto externo sobre o invólucro de proteção.

[0019] A solução Penalty D-TECH é composta por:

• 4 juízes de linha virtuais,

• Toten no formato oval, que encapsula os seguintes equipamentos :

• cabo de Energia,

• processadores e câmeras de alta performance .

• 1 servidor (notebook) para a apresentação dos resultados e interface com o usuário.

• 1 roteador ireless que garante a comunicação entre os juízes de linha virtuais e o servidor.

• 1 dispositivo móvel, que fica em posse do

I o árbitro

• Software baseado em visão computacional com as seguintes funcionalidades:

o Detectar a linha automaticamente;

o Salvar posição da linha;

o Receber imagem da câmera;

o Detectar o impacto da bola;

o Verificar dentro ou fora;

o Comunicar impacto da bola;

o Comunicar resultado;

o Visualizar e armazenar resultados. [0020] São utilizados 4 totens para o monitoramento das jogadas. Cada juiz de linha virtual precisa ser posicionado na direção de cada linha delimitadora da quadra.

[0021] Onde cada tóten é composto por:

• 1 (uma) invólucro de fibra de vidro que contém:

• - duas prateleiras para cada composição de câmera e processador, uma para o processador e outra para o suporte da câmera,

• - um fundo para colocação de cabos e tomadas, com cabo de energia de 25m cada invólucro.

• - face frontal da invólucro: possui uma abertura que fica à partir de 30cm do chão que é onde tem a saída da lente da câmera de alta performance, .

• Posicionamento dos invólucros na quadra.

• - Fundo de quadra: Será colocado um invólucro em cada fundo de quadra, sempre entre dois prismas de publicidade e oposto aos juízes de linha, focalizando a linhas laterais da quadra.

• - Lateral de quadra: Será colocado um invólucro em cada lateral, uma entre dois prismas de publicidade e outra ao lado do banco de comissão técnica, alinhado, sem obstruções visuais e focalizando as linhas de fundo de quadra.

[0022] Abaixo seguem considerações gerais sobre a solução Penalty D-TECH:

• Posicionamento na linha:

o Cada monitor de jogadas é posicionado na direção da linha da quadra para emular o juiz de linha. o A linha da quadra é detectada automaticamente e salva pelo sistema

o Em caso de mudança do posicionamento do equipamento, basta reposicioná-lo na posição indicada pelo sistema .

• Altura da câmera:

[0023] A câmera está a partir de 30 cm de altura do chão, Esta altura foi determinada para poder eliminar a jogada de manchete como bola no chão, ela é comprovada através da fórmula :

d= distância da câmera até o inicio da quadra h= altura máxima para bola no chão

30 cm= altura da câmera

18 m = extensão da linha lateral

h= (d+18) x 0,3 m

18

• Detecção da bola é através da tonalidade e da forma.

• Detecta o impacto no chão através da detecção de uma trajetoria em "V".

• O equipamento não tem display e utiliza um notebook como interface com os processadores com funcionamento ireles s .

[0024] Os componentes internos ficam alojados a partir de uma haste cilíndrica vertical que se projeta a partir de uma base que atua como lastro do equipamento com o objetivo de minimizar ao máximo as vibrações recebidas em razão de um impacto externo sobre o invólucro de proteção.