Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SHOT BLASTING MACHINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/059506
Kind Code:
A2
Abstract:
"Shot blasting machine", patent of invention for a shot blasting machine comprising a portable main body 1, an electric motor 3 coupled to a disk 3 and four rectangular plates 6, a recipient therewithin coupled to another geared motor 10 and 11 on the base thereof that enables it to be used in small spaces equivalent to that of a domestic tool with incline features of the base of the main body. It has an entirely innovative steel shot/air flow system that obviates the need for bucket elevators, air compressors, spindles, worm gears and fire-safety systems. The present machine uses carbon-steel shot to obtain a superior surface finish, where other machines use stainless-steel shot, and this reduces material costs by about 90%, if stainless-steel shot is used in the present machine, the surface quality is superior, and material consumption is also reduced and maintenance is simplified. In terms of noise, this machine satisfies the noise level required by the Brazilian National Standards Organization (ABNT) on account of the size and components thereof. Consequently, the cost of the machine is significantly less than the competition.

Inventors:
SANTOS CARLOS ANDRÉ (BR)
AGNOLETTO MARCOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000525
Publication Date:
April 24, 2014
Filing Date:
November 29, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SANTOS CARLOS ANDRÉ (BR)
AGNOLETTO MARCOS (BR)
International Classes:
B24B31/10
Domestic Patent References:
WO2004048039A12004-06-10
Foreign References:
EP0248096A11987-12-09
US3277608A1966-10-11
US5205085A1993-04-27
US5024028A1991-06-18
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

" Maquina Jateadora de granalha": máquina esta caracterizada pela a sustentabilidade por razões de uso mínimo de material para a sua construção e de grãos para o seu funcionamento; compreende em um corpo cúbico 1 de dimensões que variam conforme necessidade dos clientes, ou seja, a necessidade de sua aplicação; este cubo 1 é apoiado em uma base inclinada 2 de um range 42,5° a 48° com os chanfros a 45° na parte frontal alinhado com duto de passagem de granalha 7 formando um único plano impedindo os grãos de aço acumularem e se estacionarem, o duto de passagem de granalha 7 possui em sua base um rasgo retangular de 35 mm de altur¾»para a passagem de granalha e ar, e sua parte superior é de dimensão maior que a inicial para criar um aumento de área e garantir a diferença de pressão quando acionado o motor 3 de 5 cv e 3750 rpm. Outro dispositivo para garantir o levantamento do fluido (granalha neste caso) é o posicionamento do disco da turbina 4 e a palheta da turbina 6 em relação ao cabeçote 8, para que o funcionamento do sistema seja em um fluxo inicial de sentido inverso para que o ar retire as granalhas de aço que estão depositadas no inicio do duto 7 obstruindo a passagem, após iniciada e ocorrer a retirada do material o fluxo reverte para o sentido correto criando um vácuo para sucção da granalha, para garantir o levantamento da granalha e a sua eficiência; ainda existem outros recursos tecnológicos para dar o seu bom funcionamento, que são ângulos e diferença de polígonos (polígonos estes: entrada de granalha retangular, inicio de duto de passagem de granalha 7 de forma Trapezoidal, no inicio da subida da granalha no duto 7 transforma-se em formato triangular, desembocando no disco da turbina 4 + palheta da turbina 6 em forma de um quadrado), estas formas de polígono diferentes são para criar uma grande turbulência no deposito inferior do duto 7 , fazendo com que crie uma grande turbulência (vortex) para que a granalha tenha possibilidade de subir até o disco da turbina 4 + palheta da turbina 6, fechando o ciclo de fluxo do ar+ granalha também existe uma entrada de ar abaixo da base do motor 3 na parte traseira do cubo que diminui o caminho percorrido pelo ar e após a passagem do ar pelo disco turbina 4 + palheta da turbina 6 (que gira em sentido horário) emperra a granalha pro tudo 7 e também passa por baixo do cesto rotativo 9 que gira no sentido anti-horário e sai pelo lado esquerdo da maquina na parte traseira pelo duto de saída de ar 17; este ciclo de ar permite o jateamento continuo das peças sem ocasionar resultante na turbulência interna. Para a eficiência da limpeza e a qualidade de superfície da peça existe uma relação junto ao cesto 9 paralelo com a base da máquina e com 30 ciclos/min.

Para a limpeza dos grãos de aço utilizamos um aspirador de pó convencional onde o importante é o posicionamento da fixação do duto 21, com isso garante a sua eficiência pois o pó gerado pelo atrito ou impacto da granalha com as peças não se deposita junto as peças , evitando o risco de incêndio e não dá contaminação na peça.

Description:
"Maquina Jateadora de granalha"

A presente patente de modelo de invenção tem por objetivo revolucionar as maquinas de jateamento de granalha e outros materiais, utilizando nos mais diversos ramos da industria em variadas aplicações e ao qual foi dada a original construção, com vistas a reduzir os custos de maquinários, redução de uso de granalha e melhorar a eficiência do processo referente ao jateamento e não havendo similares no mercado.

Já são conhecidas máquinas de granalha que utilizam elevadores de caneca para transporte da granalha (grãos de aço), coletor de pó para limpeza dos grãos de aço, compressores de ar e de grandes dimensões, tendo também uma necessidade de operador exclusivo para a operação da mesma.

Em que pese a larga utilização desse tipo de maquina alguns inconvenientes podem ser atribuídos, como por exemplo, espaço necessário para instalação dos maquinários convencionais são de grande necessidade, pois possuem uma dimensão aproximada de 4m (largura) x 5m (altura) e preparação para a instalação do mesmo pois pesam em torno de 5Ton, os equipamentos devido a tecnologia usada necessitam de elevadores de caneca para o transporte da granalha e ou rede de ar comprimido, coletores de pó que são usuais devido a separação das impurezas devido a limpeza e este pó pode causar incêndio havendo necessidade de outros equipamentos para evitar os incêndios, também há uma necessidade de uma quantidade grande (500Kg em media) de granalha ( grãos de aço ) para o seu funcionamento, também tem uma qualidade baixa do acabamento de superfície da peça , deixando a peça fosca e por ultimo devido a exagerada dimensões dos seus componentes esta máquina causa um ruído superior ao exigido pela ABNT.

Outro problema com as máquinas convencionais é o alto custo de manutenção devido a sua dimensão e o seu peso, causando desgaste com poucas horas de trabalho (400h/trabalho, manutenção preventiva).

Tendo em vista esses problemas e no propósito de superá-los foi desenvolvida uma nova tecnologia para o uso da granalha no jateamento, objeto da presente patente, a qual consiste uma otimização de tamanho e uso de granalha enormemente, evitando os elevadores de canecas para transporte do grão de aço, evitando o uso de qualquer outro sistema de transporte físico para a granalha, como por exemplo, parafusos sem fim, fuso, evitando compressor de ar, evitando os coletores de pó, dando uma qualidade de brilho na superfície da peça muito superior que as concorrentes e por ultimo a questão de ruído atende a norma ABNT que diz que tem que ser inferior ou igual a 85 Dba.

Essa forma de nova tecnologia da maquina de granalha soluciona os inconvenientes simplesmente trabalhando com uso de pouca granalha (em torno de 3% do concorrente), com o tamanho pequeno (portátil), com um tempo de jateamento em torno de 3 min. e simplicidade na sua construção e manutenção.

Os desenhos anexos mostram a disposição da maquina, objeto da presente patente, nos quais: A Pagina 1 de desenho mostra-o em perspectiva explodida no sentido de montagem;

A Pagina 2 de desenho mostra-o em perspectiva os dutos de entrada e saída de ar;

De conformidade com o quanto ilustra as figuras acima relacionadas, o modelo da maquina de granalha "ECOGratu", objeto da presente patente, consiste em um corpo metálico de forma cúbica 1 apoiado sobre uma base em angulo 2 tendo um motor 3 fixado na parte superior externa do cubo, com um disco (turbina) 4 fixado na extremidade do eixo do motor 5 e palhetas de aço retangulares 6 fixadas no disco da turbina, na parte frontal do cubo existe um duto 7 de passagem de ar + granalha de aço, na parte superior do cubo cobrindo a turbina existe um cabeçote 8 de forma semi- hexagonal.

Na presente disposição do cubo contém um cesto em aço redondo 9 com um contorno em tela de aço para o acondicionamento das peças a serem jateadas fixado a um eixo do redutor 10 (redutor 10 fixado na parte externa da base do cubo e o cesto 9 fixado na base inferior do cubo pela parte interna do mesmo no eixo do redutor 10). No redutor 10 esta fixado um motor 11 para o giro do cesto em aço 9. Os acionamentos dos motores 3 e 11 são separadamente para possibilitar o trabalho da maquina independentemente, o motor 3 é acionado por um circuito "Chave Estrela Triangulo" 12(Liga/Desliga) fixada no corpo da máquina e o motor 11 é acionado por uma chave térmica (Liga/Desliga) 13.

A porta 14 está posicionada do lado esquerdo do cubo 1 contendo duas dobradiças 15 e duas travas 16 para fechamento da porta 14.

Na parte traseira do cubo 1 contém um duto retangular 17 no sentido vertical para a saída de ar, posicionado do lado esquerdo do cubo 1 e apoiado nele no sentido horizontal o duto 18 retangular a entrada de ar, criando uma fixação entre ambos em L.

Na base 2 contem 4 coxins 19 (vibra stop) com o objetivo de absorver a vibração do equipamento.

Todo o conjunto é apoiado sobre uma armário 20 simples, contendo 1 gaveta e uma divisória para guardar afins. Na parte lateral direita superior traseira existe um duto 21 posicionado para espera de fixação do aspirador de pó convencional com o objetivo da limpeza dos grãos de aço desgastados.

Logicamente, a maquina ECOGratu com tal construção pode ser obtida em tamanhos e capacidades diversas para atender diferentes aplicações da industria.