Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SURGICAL INSTRUMENT ORGANISER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/010174
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a support for organising surgical instruments in general, mainly for ophthalmological surgery of the rear eye region, such as the vitreous body and the retina, and having variable dimensions, preferably longitudinal and equidistant consecutive divisions, oriented for bilateral or unilateral use, and on which surgical instruments, such as transfusion equipment, tubing, injection syringes, and many others, are supported, attached or inserted. The device is placed on the body of the patient and attached to the bed sheets or conventional operative field by means of a double-sided adhesive strip, velcro fastener and the like, in order to make it possible to organise surgical material going over the trunk or thorax of the patient, preventing contamination of or damage to such material that could otherwise slip or even fall on the floor, and also making it easier to remove all the material at the end of the surgical operation, since it is all organised. If the surgical operation is not in the area of the head and neck, the support can be shifted to other parts of the body, wherever it is convenient and satisfactory for the surgeon.

Inventors:
DE MATOS CHICONELLI RICARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000296
Publication Date:
January 29, 2015
Filing Date:
August 09, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE MATOS CHICONELLI RICARDO (BR)
International Classes:
A61B19/00; A61G13/10
Foreign References:
US5082111A1992-01-21
BR8501438A1986-11-04
JP2008253585A2008-10-23
US5931303A1999-08-03
US5010899A1991-04-30
US5170804A1992-12-15
US6308875B12001-10-30
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "ORGANIZADOR CIRÚRGICO" é constituído por um campo cirúrgico (1 ), caracterizado por ser um organizador para cirurgias em geral, principalmente para cirurgias oftalmológicas do segmento posterior - Vítreo & Retina (2), podendo ser desenvolvido em tecido como algodão e similares (3), plástico (4) e outros materiais (5), possuindo dimensões variáveis (6), com divisões sequenciais centrais (7) preferencialmente longitudinais (8), equidistantes (9), orientadas para uso bilateral ou unilateral através de frases e mensagens de orientação (10), para inserção, apoio e fixação de instrumentos e equipamentos cirúrgicos (1 1 ); possuindo ainda divisões sequenciais superiores equidistantes (12) para melhor adequação dos instrumentos ( 1 ).

2a) "ORGANIZADOR CIRÚRGICO", conforme reivindicação um, é caracterizada pelo dispositivo organizador para cirurgias (2) ser colocado sobre o corpo do paciente (13) e fixado ao lençol ou campo cirúrgico convencional (14) através de fita dupla face (15), velcro® (16) e similares, possibilitando a organização do material cirúrgico (1 1 ) e evitando contaminações. E poderá ser confeccionado diretamente a outros campos.de forma a exister uma associação entre campos.

3a) "ORGANIZADOR CIRÚRGICO", conforme reivindicação um, é caracterizada pelo organizador (2) poder acompanhar, opcionalmente, um guia tipo vara (17) com um orifício fixador (18) em sua extremidade, para ser fixado aos instrumentos (1 1 ) e facilitar a passagem pelos campos divisórios (7).

Description:
"ORGANIZADOR CIRÚRGICO"

Refere-se o presente a um campo cirúrgico organizador para cirurgias em geral, principalmente para cirurgias oftalmológicas do segmento posterior como vítreo & retina, podendo possuir dimensões variáveis, com divisões sequenciais preferencialmente longitudinais, equidistantes, orientadas para uso bilateral ou unilateral, para inserção, apoio e fixação dos instrumentos cirúrgicos, como equipamento de infusão, mangueiras, cateteres, injetores, entre muitos outros. O dispositivo é colocado sobre o corpo do paciente e fixado ao campo cirúrgico convencional através de fita dupla face, velcro® e similares, com a finalidade de possibilitar a organização do material cirúrgico que passa pelo tronco / tórax do paciente, evitando que os mesmos se contaminem ou danifiquem ao escorregar e até mesmo cair no chão, facilitando ainda a remoção de todo material ao final da cirurgia .

Destina-se o presente objeto a oferecer maior facilidade e praticidade para profissionais, principalmente médicos cirurgiões e auxiliares e enfermeiros, durante a preparação, execução e após a cirurgia. O dispositivo organizador ora apresentado permite que todos os instrumentos fiquem organizados de forma adequada, evitando contaminações, agilizando o repasse dos materiais, troca de componentes ou instrumentos e ainda evitando que sejam danificados através de escorregões ou impactos com o chão de forma inadequada. A prática da cirurgia:

Cirurgia é a parte do processo terapêutico em que o cirurgião realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente, para algum tipo de tratamento especifico, correção, adequação ou alteração de um órgão ou local do corpo a ser tratado ou modificado.

A cirurgia requer cuidados especiais, principalmente com a higiene / assepsia, pois o risco de contaminação é um fator de imensa repercussão à saúde do paciente por estar totalmente vulnerável.

Além da higiene / anti-sepsia do local e dos envolvidos no processo, como médicos e enfermeiros, os materiais e instrumentos cirúrgicos também devem manter-se totalmente descontaminados, esterilizados e próprios para utilização do procedimento cirúrgico.

Instrumentos cirúrgicos:

Alguns instrumentos e materiais cirúrgicos como agulhas, injeções, mangueiras, bisturi, tesoura cirúrgica, entre muitos outros, são essenciais durante toda a cirurgia e devem ser adequadamente protegido antes e durante todo procedimento, para evitar qualquer tipo de contaminação, não devendo ser expostos sem proteção para evitar riscos de contagio ou danificação.

Outro quesito importante é a facilidade da remoção do mesmo ao final da cirurgia de forma organizada e rápida.seja para descarte ou limpeza, auxiliando a médicos e enfermeiros a diminuir o tempo entre cirurgias e os riscos de auto lesões e injúrias. Dificuldades:

Em cirurgias oftalmológicas do segmento posterior há a necessidade de vários instrumentos conectados a um aparelho cirúrgico, que acabam ficando amontoados sobre o paciente e muitas vezes se embolam e embaraçam entre si, dificultando o repasse do instrumental para o cirurgião, aumentando o tempo cirúrgico, além de riscos de injúrias acidentais, como, por exemplo, o disparo de uma fibra de endolaser que esteja mirada para o rosto de alguém da equipe médica indevidamente. Ainda há o risco de quebra da fibra seja óptica ou de endolaser (material cirúrgico) ou a possibilidade de o mesmo escorregar do campo e atingir ao chão contaminando e sendo danificado.

Solução:

O organizador pode ser utilizado em hospitais e clínicas que apresentem centro cirúrgicos e qualquer lugar onde possuam cirurgiões, auxiliares, enfermeiros e pacientes. Ao se organizar, proteger e salvaguardar o material cirúrgico evita-se a queda, contaminação e danos do mesmo, levando a economia por não ter a necessidade de abrir novo produto. Toma o aspecto da cirurgia mais clean, limpo e agradável.

Portanto, foi desenvolvido o objeto em questão, um organizador para facilitar e agilizar cirurgias, com o grande objetivo de auxiliar no desempenho e qualidade da cirurgia, evitando a perda por contaminação ou danificação do instrumental cirúrgico. Visando facilitar e deixar mais prática o procedimento cirúrgico, refletindo diretamente em toda equipe médica e no valor da mesma. Além de apresentar diversos benefícios, dentre eles:

• Fácil de ser transportado e armazenado;

• Fácil de ser utilizado;

• Economia;

• Maior higiene, prevenindo contra contaminações;

• Facilita visualização do material;

• Maior agilidade durante a cirurgia;

• Facilita remoção e organização de todo material após a cirurgia;

• Evita erros e constrangimentos médicos;

• Pode receber mensagens e frases promocionais;

• Pode ser desenvolvido em diversos formatos;

• Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;

• Pode ser colorido, oferecendo opções de promoções, propagandas e publicidade;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente;

Estado da técnica:

Campos cirúrgicos em geral que apenas delimitam a área a ser operada são constantemente utilizados, sendo que alguns acrescentam um bolsa lateral para colher líquidos. Alguns utilizam ainda mesas laterais para apoio dos materiais, mas precisam ficar, a todo momento, desviando do foco para apanhar o material correto. Nenhum deles apresenta tal opção de organização, que pode inclusive ser acoplado ao campo ou vir em separado.

Portanto, visando a colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada pesquisa de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e nele foram encontrados os seguintes processos:

PI8404891-3, depositada em 28/09/1984, sob o título de "Campo cirúrgico fenestrado bilateralmente". Um campo cirúrgico fenestrado bilateralmente dobrado de uma tal maneira a eliminar a necessidade de coberturas de papéis removíveis sobre as fenestrações. O campo cirúrgico é dobrado em leque na direção longitudinal e então dobrado em leque na direção transversal para formar dois segmentos de dobrascom uma porção de união central ou porção central entre os segmentos. A porção central é dobrada para formar abas as quais são utilizadas para cobrir as fenestrações.

PI8501438-9, depositado em 20/03/1985, sob o título de "Conjunto de campos cirúrgicos". Refere-se este pedido de privilégio a um conjunto de campos destinados à utilização em cirurgias. Os campos e os suportes podem ser descartáveis, confeccionados em papel especialmente desenvolvido para a finalidade, impermeabilizados em ambas as faces, ou em tecido de algodão ou de outra natureza. O conjunto é composto por campo(s) com fenestração ovóide, campo(s) com fenestração retangular, e suporte(s) para aspiradores e bisturis elétricos. As formas construtivas especialmente desenvolvidas dos campos, (fig-1 , fig-5), visam facilitar sua abertura e fixação posterior, assim que se fizer necessário, com grande rapidez, por meio de utilização de velcron, ou adesivo dupla- face, permitindo ainda a retirada do campo, ao final da cirurgia sem que seja necessário desconectar algum elemento que esteja ligado ao paciente.

PI03 4613-8, depositada em 24/09/2003, sob o título de "Conjuntos de processamento de fluidos e organizadores para os mesmos". A presente invenção refere-se a aparelho, sistemas e métodos para tratamento de um fluido biológico com luz. Um conjunto descartável de processamento de fluido (200), incluindo recipientes (202, 206, 210, 214) conectados integralmente e tubulação (203, 205, 208, 211 , 219) e um suporte (260) ou organizador (500) para recebimento de pelo menos alguns dos recipientes e da tubulação são divulgados.

PM 004824-3, depositada em 12/11/2010, sob o título de "Meio de identificação aplicado em instrumentos médicos, odontológicos e cirúrgicos, processo de aplicação e produto resultante". Mais precisamente trata-se de meio de identificação (1 ) aplicado em instrumentos (in) médicos, odontológicos e cirúrgicos, do tipo empregado para auxiliar no controle da distribuição e organização do material instrumental, anterior ao procedimento cirúrgico; o meio de identificação (1 ) inclui a aplicação de revestimento orgânico (ro) sobre determinadas áreas (ar) de convencionais componentes instrumentais (in); revestimento (ro) constituído de resina epóxi pura (2) e pigmentação atóxica (3), adotando cor variada.

PI0500104-8, depositada em 21/01/2005, sob o título de "Bolsa para uso médico". Uma bolsa para uso médico (por exemplo, uma bolsa de ostomia) é configurada de modo a facilitar a descarga em um banheiro. A bolsa pode portar um colar adesivo em sua abertura de entrada. O colar pode ter uma espessura de 0,8 mm (cerca de 32 mils) ou menos. O colar pode incluir uma camada adesiva de cerca de 0,4 mm (de cerca de 16 mils) ou menos em espessura. O adesivo pode ser carregado em um substrato de cerca de 0,5 mm (de cerca de 20 mils) ou menos em espessura. A bolsa pode incluir uma tira de rasgadura de modo a facilitar a abertura por rasgadura da bolsa. A tira de rasgadura pode ser configurada de modo a gerar um primeiro rasgo inicial a partir do qual se propaga um ou mais rasgos. Várias características da tira de rasgadura são descritas para uma melhor funcionalidade em uso.

MU8800878-9, depositada em 11/03/2008, sob o título de "Disposição construtiva aplicada a tampo de mesa cirúrgica para radiografias no intraoperatório". Compreendendo duas lâminas de madeira separadas por um espaço suficiente para colocação de uma chapa radiográfica, onde cada lâmina de madeira apresenta as mesmas dimensões de uma mesa cirúrgica habitual, entre o espaço entre as lâminas de madeira são posicionados um ou mais sarrafos móveis fora da área onde será colocada a chapa radiográfica; ditos sarrafos possuem recortes em semicírculos de ambos os lados de suas extremidades; sendo que dito tampo de mesa cirúrgica compreende ainda pelo menos quatro encaixes metálicos, definidos por um perfil "I" com uma de suas porções providas de um recorte que determina um encaixe na forma substancial de u, que se acoplam nos dispositivos laterais da mesa cirúrgica.

PI0410923-6, depositado em 02/06/2004, sob o título de "Campo cirúrgico para intervenção cirúrgica". A presente invenção se refere a um campo cirúrgico para intervenção cirúrgica, o campo cirúrgico compreendendo uma abertura (0) destinada a ser posicionada ao redor de um local da operação sobre um paciente, dito campo cirúrgico, quando da sua utilização, formando uma barreira entre o local da operação e a parte do corpo do paciente localizada fora do local da operação. O campo cirúrgico compreende pelo menos um elemento (10, 11 ) que serve para receber e/ou fixar suturas ou similares, através do referido elemento podem passar suturas ou similares sem danificar ou destruir a barreira formada entre o local da operação (0) e a parte do corpo do paciente localizada fora do local da operação. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilegio solicitado.

Para uma perfeita visualização e compreensão do "ORGANIZADOR CIRÚRGICO", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

A fig. 1 - Apresenta uma vista frontal do objeto em questão;

A fig. 2 - Apresenta uma vista posterior com dispositivo de fixação através de velcro®;

A fig. 3 - Apresenta uma vista posterior com dispositivo de fixação através de fita adesiva;

A fig. 4 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

A fig. 5 - Apresenta uma vista do guia para facilitar a passagem dos instrumentos pelos campos divisórios;

A fig. 6 - Apresenta uma vista ilustrativa do guia sendo fixado ao instrumento, com um dose na fixação;

A fig. 7 - Apresenta uma vista ilustrativa do guia preso ao instrumento passando pelo campo divisório;

A fig. 8 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão sendo utilizado.

De acordo com a ilustração e em seus pormenores, o "ORGANIZADOR CIRÚRGICO", é constituído por um campo cirúrgico (1 ), caracterizado por ser um organizador para cirurgias em geral (2), podendo ser desenvolvido em tecido como algodão e similares (3), plástico (4) e outros materiais (5), possuindo dimensões variáveis (6), com divisões sequenciais centrais (7) preferencialmente longitudinais (8), equidistantes (9), orientadas para uso bilateral ou unilateral através de frases e mensagens de orientação (10), para inserção, apoio e fixação de instrumentos e equipamentos cirúrgicos

(11 ) ; possuindo ainda divisões sequenciais superiores equidistantes

(12) para melhor adequação dos instrumentos (11 ).

O dispositivo organizador para cirurgias (2) é colocado sobre o corpo do paciente (13) e fixado ao lençol ou campo cirúrgico convencional (14) através de fita dupla face (15), velcro® (16) e similares, possibilitando a organização do material cirúrgico (11 ) e evitando contaminações.

O organizador (2) pode acompanhar ainda, opcionalmente, um guia tipo vara (17) com um orifício fixador (18) em sua extremidade, para ser fixado aos instrumentos (11 ) e facilitar a passagem pelos campos divisórios (7).

Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, o "ORGANIZADOR CIRÚRGICO", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Invenção.