Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM AND METHOD FOR MONITORING RAILWAY SWITCHING APPARATUS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/126211
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a system and method for monitoring switching apparatus (10) comprising a set of sensors (11), the switching apparatus (10) being manual or spring-operated and configured to selectively move a switch (12) from a current position to a second position making it possible for a trainset to change track, the monitoring being performed based on verification steps in order to detect the positioning of said switching apparatus (10), wherein said verification takes place redundantly.

Inventors:
DE SOUZA RODRIGO (BR)
CIDRAL BOSLOOPER ALESSANDER (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050557
Publication Date:
June 23, 2022
Filing Date:
December 17, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RUMO MALHA SUL S A (BR)
CONNECTRAIL TECNOLOGIA E SERVICOS FERROVIARIOS LTDA (BR)
International Classes:
E01B7/20; B61L5/02
Foreign References:
US7577502B12009-08-18
US8548654B22013-10-01
US9156479B22015-10-13
US20140263863A12014-09-18
US20090045297A12009-02-19
US5253830A1993-10-19
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) compreendendo um conjunto de sensores (11), o aparelho de mudança de via (10) sendo do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha (12) de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o sistema de monitoramento sendo caracterizado pelo fato de que é configurado para realizar ao menos duas verificações de posicionamento da agulha (12), em que ao menos um primeiro sensor (13) do conjunto de sensores

(11) é configurado para realizar uma primeira verificação se a agulha

(12) atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, ao menos um segundo sensor de redundância (14) é configurado para realizar uma segunda verificação se a agulha (12) de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, o sistema de monitoramento sendo configurado ainda para operar em trechos escuros.

2. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que os sensores do conjunto de sensores (11) são eletricamente conectados a um processador central, o qual é configurado para processar informações do dito conjunto de sensores (11).

3. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que uma sinalização (20) é seletivamente habilitada pelo processador central quando o primeiro sensor (13) e o segundo sensor de redundância (14) do conjunto de sensores (11) acusarem que a agulha (12) está posicionada.

4. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que é instalado em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos passando, de modo que ocorre passagem de uma composição por vez, o Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) sendo configurado para permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição para uma outra via.

5. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que ao menos um sensor do conjunto de sensores (11) é do tipo indutivo.

6. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que cada sensor do conjunto de sensores (11) é configurado com reforços (200) incluindo ao menos um dentre suportes estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimentos.

7. Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que possui ainda uma fonte de energia elétrica eletricamente conectada ao menos com o conjunto de sensores (11).

8. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) por meio de um conjunto de sensores (11), o aparelho de mudança de via (10) sendo do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha (12) de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o método de monitoramento sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

- Acionar o aparelho de mudança de via (10) posicionando a agulha (12);

- Realizar uma primeira verificação se a agulha (12) atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, em que a primeira verificação é feita por um primeiro sensor (13) do conjunto de sensores (11); - Realizar uma segunda verificação se a agulha (12) de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, em que a segunda verificação é realizada por ao menos um sensor de redundância (14) do conjunto de sensores (11).

9. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma etapa de processar informações do conjunto de sensores (11) por meio de um processador central ao qual os sensores do conjunto de sensores (11) são eletricamente conectados.

10. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma etapa adicional de seletivamente habilitar a sinalização quando os sensores do conjunto de sensores (11) acusarem que a agulha (12) está posicionada, em que esta etapa é realizada pelo processador central.

11. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que é configurado para ser implementado em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos e ocorre passagem de uma composição por vez, em que o método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) compreende ainda uma etapa adicional de permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar uma outra composição para uma outra via.

12. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 11 , caracterizado pelo fato de que ao menos um sensor do conjunto de sensores (11) é do tipo indutivo.

13. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma etapa de confeccionar cada sensor do conjunto de sensores (11) com reforços 200 incluindo ao menos um 21 dentre suportes estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimento e instalá-los na ponta de cada agulha (12).

14. Método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que é compatível com um Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) tal como definido na reivindicação 1.

15. Linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via (10) do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha (12) de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, a linha férrea compreendendo um conjunto de sensores (11) e sendo caracterizada pelo fato de que em ao menos um trecho escuro ao menos duas verificações de posicionamento da agulha (12) são realizadas, em que um primeiro sensor (13) do conjunto de sensores (11) é configurado para realizar uma primeira verificação se a agulha (12) atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, ao menos um segundo sensor de redundância (14) do conjunto de sensores (11) é configurado para realizar uma segunda verificação se a agulha (12) de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação.

16. Linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que os sensores do conjunto de sensores (11) são eletricamente conectados a um processador central, o qual é configurado para processar informações dos ditos sensores do conjunto de sensores (11).

17. Linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que uma sinalização (20) será seletivamente habilitada pe- 22 lo processador central quando os sensores do conjunto de sensores (11) acusarem que a agulha (12) está posicionada.

18. Linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos ocorre uma passagem de uma composição por vez, de modo que é permitida a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição para uma outra via.

19. Linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que é compatível com o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) definido na reivindicação 1 e também com o método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) tal como definido na reivindicação 8.

20. Aparelho de mudança de via (10) do tipo manual ou acionado por mola configurado para seletivamente deslocar uma agulha (12) de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o aparelho de mudança de via (10) sendo dotado de um conjunto de sensores (11) e sendo caracterizado pelo fato de que o posicionamento da agulha (12) é verificado ao menos duas vezes, em que um primeiro sensor (13) do conjunto de sensores (11) é configurado para realizar uma primeira verificação se a agulha (12) atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, ao menos um segundo sensor de redundância (14) é configurado para realizar uma segunda verificação se a agulha (12) de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, o aparelho de mudança de via (10) sendo configurado ainda para operar em trechos escuros.

21. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que os sensores do con- 23 junto de sensores (11) são eletricamente conectados a um processador central, o qual é configurado para processar informações do dito conjunto de sensores (11).

22. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 21 , caracterizado pelo fato de que quando os sensores do conjunto de sensores (11) acusarem que a agulha (12) está posicionada, uma sinalização (20) é seletivamente habilitada pelo processador central.

23. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que quando é instalado em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos e ocorre passagem de uma composição por vez, o Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) sendo configurado para permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição para uma outra via.

24. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que ao menos um sensor do conjunto de sensores (11) é do tipo indutivo.

25. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que cada sensor do conjunto de sensores (11) é confeccionado com reforços (200) incluindo ao menos um dentre suportes estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimento.

26. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que possui ainda uma fonte de energia elétrica eletricamente conectada ao menos com o conjunto de sensores (11).

27. Aparelho de mudança de via (10), de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de que é compatível com o Sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) definido na reivindicação 1 , com o método de monitoramento de aparelho de 24 mudança de via (10) tal como definido na reivindicação 8 e também com a linha férrea tal como definida na reivindicação 15.

28. Sensor configurado para monitoramento de aparelho de mudança de via (10) sendo parte de um conjunto de sensores

(11), o aparelho de mudança de via (10) sendo do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha

(12) de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o sensor sendo caracterizado pelo fato de que é configurado para realizar ao menos uma dentre uma primeira verificação se a agulha (12) atingiu a posição desejada quando de sua movimentação e uma segunda verificação se a agulha (12) de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação.

29. Sensor, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que o conjunto de sensores (11) é eletricamente conectado a um processador central configurada para processar informações do dito conjunto de sensores (11).

30. Sensor, de acordo com a reivindicação 29, caracterizado pelo fato de que é instalado em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos e ocorre passagem de uma composição por vez, de modo que se permite a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição para uma outra via.

31. Sensor, de acordo com a reivindicação 30, caracterizado pelo fato de que é do tipo indutivo.

32. Sensor, de acordo com a reivindicação 31 , caracterizado pelo fato de que é confeccionado com ao menos um dentre reforços estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimento.

33. Sensor, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de que é eletricamente conectado a uma fonte de energia elétrica. 25

34. Sensor, de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de que é compatível com o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) definido na reivindicação 1 , com o método de monitoramento de aparelho de mudança de via (10) tal co- mo definido na reivindicação 8, com a linha férrea tal como definida na reivindicação 15 e também com o aparelho de mudança de via (10) tal como definido na reivindicação 20.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “SISTEMA E MÉTODO DE MONITORAMENTO DE APARELHO DE MUDANÇA DE VIA FÉRREA”.

[001] A presente invenção refere-se a um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via, o qual possui um conjunto de sensores e outros componentes que asseguram confiabilidade das informações relacionadas ao aparelho de mudança de via e seu estado e condição.

[002] A presente invenção refere-se também a um método de monitoramento de aparelho de mudança de via, o qual atua por meio de diversas etapas também garantindo confiabilidade das informações relacionadas ao aparelho de mudança de via e seu estado e condição.

[003] Tal confiabilidade das informações relacionadas principalmente ao estado e condição do aparelho de mudança de via vantajosamente permite que uma composição realize uma mudança de via adequada e segura.

Descrição do Estado da Técnica

[004] Diversas soluções para mudar uma composição (trem) de via são conhecidas. Dentre elas, destaca-se um dispositivo bastante utilizado para tal, chamado de aparelho de mudança de via ou, abreviadamente, AMV.

[005] Diversos componentes atuam nos AMVs para garantir uma mudança adequada e segura de via pela composição e são conhecidas no estado da técnica acionamentos de atuação manual (por alavancas e hastes, por exemplo), por molas e também atuação elétrica ou eletrônica.

[006] Dentre outras funções, estes tipos de acionamento atuam especialmente no deslocamento de agulhas do AMV, que são os componentes responsáveis por efetivamente mudar a trajetória da composição de uma via atual para a próxima via. [007] Para tai, as agulhas deslocam-se tangenciando seletivamente cada via. Assim, ao tangenciar uma ou outra via, a composição sobre ela irá permanecer ou mudar de trajetória.

[008] Porém, um problema bastante comum nestes AMVs e especialmente nas agulhas é que estas muitas vezes não estão posicionadas corretamente, não tocam os trilhos corretamente e caso isso ocorra, acidentes graves como descarrilamentos podem acontecer. Em particular os AMVs do tipo manual e por mola possuem baixa precisão em sua atuação.

[009] Sendo assim, é de suma importância verificar se as agulhas do AMV estão de fato tangenciando (tocando) adequadamente os trilhos, para assim promover a mudança de via de maneira segura e adequada.

[0010] Visando solucionar estes problemas, algumas soluções são conhecidas no estado da técnica.

[0011] O PI0610822-9 A2, por exemplo, revela um dispositivo para verificar as posições finais de partes móveis de uma chave de via férrea, em que pelo menos um dispositivo de verificação de posição final separado é atribuído a cada parte de chave móvel, em que o dispositivo de verificação de posição final inclui uma haste e um alojamento de verificador em que a haste é inserida e em que pelo menos uma chave de limite está disposta para detectar as duas posições finas de parte de chave móvel caracterizado pelo fato de que a haste nesta parte penetrando no alojamento, ou o alojamento, compreende pelo menos dois flancos de chave axialmente espaçados para atuação da dita pelo menos uma chave de limite, em que pelo menos um dos ditos flancos de chave está disposto para ser axialmente deslocável com relação a outro dos ditos flancos de chave e fixável na posição respectiva. Este refere ainda menciona as características construtivas e de deslocamento do referido dispositivo.

[0012] O MU 8400980-2 U revela um aperfeiçoamento em AMV, caracterizado por configuração externa em caixa retangular metálica com um perfil de baixa alta, fixado aos dormentes por dois pés, um dianteiro e outro traseiro; em seu interior há um conjunto de soluções elétricas, mecânicas e hidráulicas que aumentam significativamente a segurança operacional do conjunto, bem como sua operação manual no caso normal ou na falha do conjunto elétrico; o aparelho é dotado de dois sensores, posicionados de forma a reconhecer a posição do eixo central de acionamento do aparelho e determinar se o mesmo está corretamente posicionado na posição normal ou reversa de passagem sobre os trilhos; quando da falha do conjunto elétrico o acionamento manual do conjunto hidráulico, proporciona a garantia operacional do aparelho e consequente fluxo de tráfego das composições.

[0013] Este documento revela ainda um sensoriamento para fechamento da ponta de agulha: “caracterizado pelo fato de que, para assegurar o bom fechamento da ponta de agulha são instalados simetricamente em relação ao eixo de transmissão, dois sensores de posição, fixados num suporte, esses sensores detectam através de um fio de curso instalado sobre o pivô de articulação, se ocorreu completo fechamento da ponta de agulha; os sensores estão fixados ao suporte através de uma base articulada, que permite o ajuste fino da posição dos sensores, dentro das tolerâncias permitidas. Os sensores indicam qual a posição das pontas das agulhas (posição normal - passagem livre ou posição reversa - desvio), essa informação é indispensável para que seja autorizada a passagem do trem sobre o aparelho. ”

[0014] Ademais, este documento discorre também sobre um circuito de comando auxiliado pela indicação de sensores e que também atua desligando a moto bomba quando o curso do pistão não for executado no tempo pré-determinado, ou a posição do fechamento da agulha for alcançada, evitando que a moto-bomba hidráulica venha apresentar falha, ou algum obstáculo impeça o fechamento da ponta de agulha; uma vez que o fechamento da ponta da agulha executada, o circuito hidráulico é desligado, retornando a válvula de comando do pistão à posição neutra, ou seja sem pressão hidráulica, a manutenção da posição de fechamento da ponta de agulha será garantida pela mola estendida.

[0015] Já a publicação internacional do PCT WO 2016/081965 A1 revela um dispositivo para verificar a posição final de partes móveis de um AMV, compreendendo uma haste de detecção capaz de ser acoplada a uma parte móvel e um compartimento de detecção contendo uma transmissão que tem um membro de entrada, um membro de saída, interagindo com ao menos um “interruptor” de posição final para detecção das duas posições finais do AMV, caracterizado por compreender uma alavanca cujo primeiro braço é acionado pelo membro de entrada e o segundo braço aciona o membro de saída, enquanto a transmissão é configurada para encurtar o caminho linear do membro de saída em relação ao caminho de comutação da haste de detecção.

[0016] Este documento descreve ainda algumas características construtivas de sua solução, bem como que o dispositivo pode ser caracterizado pelo fato de que o comutador de posição final compreende um gatilho com mola ou interage com um elemento de atuação resiliente. Este dispositivo de comutação, ou chamado elemento de acionamento, com a posição final correta da peça móvel do AMV, encaixa na ranhura de comutação definida pelas “laterais de comutação. ” O referido dispositivo é disposto para ser ajustável na direção do movimento linear do elemento de saída e fixável na respectiva posição.

[0017] Adicionalmente, o documento menciona o travamento de deslize associado aos detectores de posição final, com a qual a corrediça, ao atingir a posição final, interage para empurrar o sistema de deslizamento travando a posição final do AMV contra a mola. O componente deslizante associado a posição final, ajustável, está conectado ou acoplado ao movimento de deslocamento da junta.

[0018] Por fim, o US5253830 refere-se a um método para monito- ramento da condição de AMV e detecção de desgaste excessivo nas regiões internas do referido AMV compreendendo os seguintes passos: sucessivas emissões de sinal de detecção, a partir de um sensor de proximidade disposto na região dos trilhos internos do AMV; os ditos sinais “medem” a distância de separação entre as faces internas e externas que compõe o AMV (ponta de agulha); este valor é comparado com um valor de referência armazenado na memória (mínima distância de separação); a partir da comparação, quando se atinge determinada distância superior a mínima um alarme é gerado. O método prevê, ainda, a configuração de um segundo limite de valor, maior que o primeiro, para comparação com o valor medido e geração de um segundo alarme.

[0019] O documento revela ainda uma conversão dos sinais detectados em sinal digital para armazenamento na memória para futuras comparações, além do tratamento dado a esta dita memória (ex.: limpeza, sobreposição de dados).

[0020] Nota-se, portanto, que as soluções conhecidas no estado da técnica revelam basicamente características construtivas do AMV, seus engates, dispositivos de movimentação e travamento.

[0021] Em relação a dispositivos/métodos de sensoriamento e detecção de posição final e sinalização do correto encoste da ponta de agulha nos AMVs, isto é, monitoramento das agulhas em geral, foram encontrados quatro textos variando entre sistemas de encaixe a sensores de distância.

[0022] Sendo assim, não se observa no estado da técnica um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via dotado de um conjunto de sensores que atue para liberação de sinais destinados aos trens e demais veículos ferroviários de maneira segura. [0023] Ademais, não se observa no estado da técnica soluções de monitoramento especialmente de AMVs do tipo manual ou por mola e suas respectivas agulhas e que sejam capazes de atuar adequada e satisfatoriamente em trechos escuros.

Objetivos da Invenção

[0024] Um objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via para AMVs do tipo manual e/ou por mola.

[0025] Um objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via dotado de circuito de redundância.

[0026] Um objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via configurados para atuar em trechos escuros.

[0027] Um objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via compatíveis entre si.

[0028] Um objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via, uma linha férrea, um aparelho de mudança de via e um sensor todos compatíveis entre si.

Breve Descrição da Invenção

[0029] Os objetivos da presente invenção são alcançados por meio de um sistema e método de monitoramento de aparelho de mudança de via compatíveis entre si e com os demais objetos da presente invenção, compreendendo um conjunto de sensores, o aparelho de mudança de via sendo do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o monitoramento sendo feito com base em etapas de verificação para detectar o posicionamento do dito aparelho de mudança de via.

[0030] Os objetivos da presente invenção são alcançados também por uma linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via do tipo manual ou acionado por mola e compreendendo um conjun- to de sensores e sendo compatível com os demais objetos da presente invenção.

[0031] Os objetivos da presente invenção são alcançados também por um aparelho de mudança de via do tipo manual ou acionado por mola configurado para seletivamente deslocar uma agulha de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o aparelho de mudança de via sendo dotado de um conjunto de sensores.

[0032] Os objetivos da presente invenção são alcançados também por um sensor configurado para monitoramento de aparelho de mudança de via, o sensor sendo parte de um conjunto de sensores e compatível com os demais objetos da presente invenção.

Descrição Resumida dos Desenhos

[0033] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

[0034] Figura 1 - é uma representação de um trecho de via férrea dotado de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0035] Figura 2 - é uma representação de um trecho de via férrea dotado de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0036] Figura 3 - é uma representação de um trecho de via férrea dotado de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção, exemplificando um corte na dita via;

[0037] Figura 4 - é uma representação de um trecho de via férrea dotado de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção, destacando furos já existentes em uma ponta de agulha da mesma;

[0038] Figura 5 - é uma representação de uma etapa de monta- gem de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via em um trecho de via férrea de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0039] Figura 6 - é uma representação de um trecho de via férrea dotado de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0040] Figuras 7a, 7b e 7c - são representações de trechos de vias férreas dotados de um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0041] Figuras 8a e 8b - são representações de sensores de acordo com os ensinamentos da presente invenção;

[0042] Figura 9 - é um exemplo de reforços para sensores de acordo com os ensinamentos da presente invenção.

Descrição Detalhada das Figuras

[0043] Em referência inicial às figuras 1 a 9, a presente invenção refere-se a um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via, também conhecido como AMV o qual, no presente contexto, é do tipo manual ou acionado por mola. Este aparelho é configurado para seletivamente deslocar uma agulha 12 de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via.

[0044] Como estes equipamentos já são conhecidos no estado da técnica, não serão ampla e detalhadamente discutidos no presente texto. Similarmente, diversas técnicas necessárias para sua instalação nas vias (trilhos) como, por exemplo, instalação subterrânea de cabos, princípios elétricos e afins também são conhecidos e não serão descritos.

[0045] Tal como proposto pela presente invenção, o sistema de monitoramento de AMV, ora denominado apenas sistema, é ilustrado por exemplo nas figuras 1 e 2, sendo configurado para realizar ao menos duas verificações de posicionamento da agulha 12, conforme será melhor detalhado posteriormente.

[0046] Dentre outros componentes que serão melhor descritos adiante, o sistema de monitoramento de AMV compreende um conjunto de sensores 11 tal como exemplificam principalmente as figuras 6, 7a, 7b e 7c. Especialmente em relação ao dito conjunto de sensores 11 , vale notar que este pode ser instalado em dois trilhos da via como mostra a figura 7c ou em apenas um dos trilhos. Em ambas as configurações os objetivos da presente invenção são atingidos de maneira vantajosa.

[0047] Estes sensores são posicionados preferencialmente na ponta da agulha 12, em orifícios 100 já existentes (caso existam), tal como exemplificam especialmente as figuras 4 e 5.

[0048] Em uma configuração, os sensores do conjunto de sensores 11 são do tipo indutivo (composição e funcionamento). Estes se mostraram satisfatórios para a presente invenção, especialmente por serem precisos em seu funcionamento em comparação com outros sensores e consequente por permitirem atingir as vantagens técnico funcionais da presente invenção com bastante precisão.

[0049] Em configurações alternativas, o conjunto de sensores 11 pode incluir também sensores de outros tipos, tais como infravermelhos, capacitivos, transdutores, dentre outros.

[0050] Considerando a hostilidade do meio externo, fortes intempéries (vento, chuva, calor, frio, etc.) e também riscos de vandalismo, cada sensor do conjunto de sensores 11 recebeu vantajosamente uma série de melhorias e incrementos em sua estrutura especialmente mecânica.

[0051] Preferencialmente, cada sensor do conjunto de sensores 11 é configurado com reforços 200 incluindo ao menos um dentre suportes estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimentos externos e internos. Obviamente outras melhorias podem também ser implementadas sem alterar o escopo da presente invenção. [0052] Os sensores do conjunto de sensores 11 podem ainda ser inseridos em invólucros tais como caixas ou gabinetes confeccionados em diversos materiais de alta resistência mecânica, por exemplo metálicos, desde que seu desempenho não seja prejudicado.

[0053] Exemplos de sensores dotados de reforços 200 tal como descrito acima são mostrados principalmente nas figuras 8a, 8b e 9.

[0054] O funcionamento de cada sensor do conjunto de sensores em relação à prevenção de vandalismo, tem-se que cada sensor do dito conjunto de sensores 11 possui uma regulagem específica. A leitura de cada valor aferido por cada sensor do conjunto de sensores é feita de forma individual e caso algum sensor sofra alteração o próprio conjunto de sensores 11 acusa e informa uma inconsistência.

[0055] Em uma configuração da presente invenção, ao menos um primeiro sensor 13 do conjunto de sensores 11 é configurado para realizar uma primeira verificação se a agulha 12 atingiu a posição desejada quando de sua movimentação.

[0056] No caso de um primeiro sensor 13 do tipo indutivo, a primeira verificação de proximidade da agulha 12 se dá conforme esta entra em seu campo magnético. Assim, conforme a agulha 12 se move no dito campo, o primeiro sensor 13 é capaz de verificar sua distância e acusar quando ela está em uma posição adequada para permitir a passagem de uma composição.

[0057] Obviamente há um funcionamento específico para cada tipo de sensor, portanto desde que tal sensor permita verificar o posicionamento da agulha 12, os objetivos da presente invenção devem ser atingidos com sucesso com qualquer tipo de sensor.

[0058] Além da verificação pelo primeiro sensor 13 do conjunto de sensores 11 , ao menos um segundo sensor de redundância 14 é configurado para realizar uma segunda verificação se a agulha 12 de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação.

[0059] O segundo sensor de redundância também compõe o con- junto de sensores 11 e atua similarmente ao primeiro sensor 13, ou seja, identificando o posicionamento da ponta de agulha.

[0060] Assim, com a realização de ao menos as duas verificações acima (redundância), é possível garantir que a agulha 12 do AMV estará em uma posição adequada para que a composição possa seguir viagem sobre os trilhos, seja em uma mesma direção ou em outra.

[0061] Em uma configuração da presente invenção, os sensores identificam variações menores que 3mm.

[0062] Tal variação se mostra bastante satisfatória para permitir uma passagem segura da composição, garantindo sua integridade.

[0063] Isto porque caso a agulha 12 esteja posicionada em uma distância fora desta faixa (variação maior que 3mm), existe o risco de que ocorram graves acidentes tais como descarrilamento parcial ou total da composição, tombamento da mesma, dentre outros.

[0064] Em uma configuração, o conjunto de sensores 11 é eletricamente conectado a um processador central, o qual é dotado de ao menos um processador configurado para processar informações do dito conjunto de sensores 11 .

[0065] Em outras palavras, caso ambos o primeiro sensor 13 e o sensor de redundância 14 do conjunto de sensores 11 acusem que a agulha 12 está posicionada corretamente (redundância), será habilitada uma sinalização 20 pelo processador central indicando que a composição poderá seguir em frente.

[0066] Caso contrário, isto é, caso o primeiro sensor 13 e/ou o sensor de redundância 14 do conjunto de sensores 11 e acusem que o posicionamento da agulha 12 não esteja dentro da faixa de valores estabelecida, será habilitada uma sinalização 20 pelo processador central indicando que a composição não poderá seguir em frente.

[0067] Assim, a composição só estará autorizada a prosseguir caso ao menos as duas verificações descritas acima confirmem o correto posicionamento da agulha 20. Através do monitoramento de uma cor- rente elétrica de acionamento, a operação pode ser validada e a ativação da sinalização 20 pode ser garantida.

[0068] Alternativamente e sem prejudicar os objetivos e escopo da presente invenção, outras verificações podem ser realizadas para garantir ainda mais precisão do posicionamento da agulha 20 do AMV.

[0069] Além disso, o processador central é configurado para verificar ainda dados de temperatura local, tensão de uma fonte de energia elétrica (bateria, por exemplo), monitoramento de ativação dos aspectos de sinalização (nível de corrente de acionamento) e estados dos sensores indutivos e outros dados adicionais inclusive.

[0070] Caso não seja um trecho escuro, a presente invenção poderá se valer de redes de dados tal como 3G, 4G, 5G, Wi-Fi, rádio ou similares para envia os dados a um ambiente externo tal como uma nuvem. Assim, é possível monitorar a integridade dos componentes e acionamento imediato de equipes de manutenção, caso necessário.

[0071] Porém, de maneira bastante vantajosa, o sistema objeto da presente invenção também é configurado para operar em trechos escuros, isto é, em trechos onde não há condições adequadas para realizar um monitoramento à distância se valendo de redes de dados diversas tal como citado acima.

[0072] Em especial, a operação em trechos escuros também é possível, pois o funcionamento e operação da presente invenção (principalmente o conjunto de sensores 11 e atuadores) não depende de acesso a uma rede de dados para funcionar corretamente de acordo com os ensinamentos aqui descritos.

[0073] Em uma configuração possível, o sistema é instalado em um trecho da via no qual há, por exemplo, duas composições em sentidos opostos passando, de modo que ocorre passagem de uma composição por vez.

[0074] Para tal, o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 é então configurado para permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição para uma outra via, por meio de sinalizações.

[0075] Em uma configuração, a invenção é implementada em outros tipos de via com uma única composição ou mais e que exijam que determinada composição mude de linha por algum motivo.

[0076] Visando garantir um funcionamento adequado e autônomo deste sistema, o mesmo possui ainda uma fonte de energia elétrica, a qual é eletricamente conectada ao menos com o conjunto de sensores 11.

[0077] Uma configuração possível é que a fonte de energia elétrica seja uma bateria de 12V, por exemplo, pois esta tensão é adequada para garantir o funcionamento dos componentes do sistema.

[0078] Alternativamente, desde que feitas devidas adaptações, outras configurações podem ser igualmente implementadas como, por exemplo, captação de energia eólica, alimentação por meio de uma rede elétrica, sensores piezelétricos, e outros. Em especial, destaca-se a possibilidade da fonte de energia elétrica ser alternativamente um sistema de energia solar, dotado dos respectivos painéis e componentes para captar energia solar e fornecer energia suficiente para que se atinjam os objetivos da presente invenção.

[0079] Em uma configuração, os componentes do sistema descritos podem ser conectados eletricamente por meio de cabeamento subterrâneo, por exemplo. Esta configuração possível é exemplificada na figura 3.

[0080] Desta maneira, é provido um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 com autonomia para funcionar inclusive em trechos escuros e que garante uma passagem segura e adequada de composições sobre os trilhos de determinada via férrea.

[0081] Além do sistema descrito acima, a presente invenção compreende também um método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10. [0082] Vale notar que os componentes comuns do sistema e do método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 possuem as mesmas características e, portanto, não serão novamente descritos em detalhes a seguir.

[0083] Especificamente em relação ao método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10, ora denominado apenas método, tem-se que o aparelho de mudança de via 10 é do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha 12 de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via.

[0084] Em uma configuração, dito método é implementado por meio de um conjunto de sensores 11 com as mesmas características já citadas anteriormente, ou seja, ao menos um primeiro sensor 13 e ao menos um segundo sensor de redundância 14 sendo ambos do tipo indutivo e confeccionados com reforços 200 incluindo ao menos um dentre suportes estruturais, vedação, lubrificação e/ou revestimento. O conjunto de sensores é instalado na via próximo ao aparelho de mudança de via 10.

[0085] Havendo a presença desta composição e considerando que se faz necessária uma mudança de via, o método compreende então uma etapa de acionar o aparelho de mudança de via 10 posicionando as agulhas com precisão e variação menor que 3mm.

[0086] Conforme já mencionado, este acionamento se dá de forma manual ou por molas.

[0087] Uma vez que a agulha 12 esteja posicionada, são realizadas duas etapas de verificação, conforme descrito a seguir.

[0088] Uma primeira verificação consiste em aferir se a agulha 12 atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, em que a primeira verificação é feita pelo primeiro sensor 13 do conjunto de sensores 11 .

[0089] Uma segunda verificação consiste em confirmar se a agulha 12 de fato atingiu a posição desejada quando de sua movimentação, em que a segunda verificação é realizada pelo segundo sensor de redundância 14.

[0090] Assim, com base ao menos nas duas verificações acima, garante-se a precisão de posicionamento desejada e já descrita. Desta forma, a composição pode seguir seu trajeto de forma segura.

[0091] O método compreende ainda uma etapa de processar informações do conjunto de sensores 11 por meio de um processador central ao qual o conjunto de sensores 11 é eletricamente conectado.

[0092] O método compreende ainda uma etapa adicional de seletivamente habilitar a sinalização quando os sensores do conjunto de sensores 11 acusarem que a agulha 12 está posicionada com precisão, em que esta etapa é realizada pelo processador central.

[0093] Em outras palavras, desde que ambas a primeira e segunda etapas de verificação acusem que a agulha 12 está corretamente posicionada, o processador central irá habilitar uma sinalização 20 que permite que a composição siga em frente.

[0094] Caso contrário, isto é, caso alguma das etapas de verificação não acuse que a agulha 12 está posicionada corretamente, o processador central irá habilitar uma sinalização 20 que não permite que a composição siga em frente.

[0095] Tal como já discutido anteriormente, para garantir a segurança e integridade da composição, o posicionamento da agulha 12 é medido em variações menores que 3mm.

[0096] Desta forma, ao menos com as duas etapas de verificação propostas, garante-se o funcionamento adequado da invenção inclusive em trechos escuros conforme já detalhado.

[0097] Alternativamente e sem prejudicar os objetivos e escopo da presente invenção, outras etapas de verificação podem ser realizadas para garantir ainda mais precisão do posicionamento da agulha 12 do AMV. [0098] O método é configurado em especial para ser implementado em um trecho da via no qual há duas composições em sentidos opostos e ocorre passagem de uma composição por vez.

[0099] Para tal, compreende ainda uma etapa adicional de permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar uma outra composição para uma outra via, em que esta etapa é realizada por meio da seletiva habilitação de sinalização tal como já citado.

[00100] Em uma configuração, a invenção é implementada em outros tipos de via com uma única composição ou mais e que exijam que determinada composição mude de linha por algum motivo.

[00101] Para tal, o método é então configurado para permitir a passagem de uma composição por uma via e desviar a outra composição (ou outras composições) para outras vias.

[00102] Considerando as características do método descrito, vale destacar que tal método é compatível com um sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 também objeto da presente invenção.

[00103] Adicionalmente e alinhado ao acima exposto, é também objeto da presente invenção uma linha férrea dotada de ao menos um aparelho de mudança de via 10 do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha 12 de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, a linha férrea sendo compreendendo um conjunto de sensores 11 .

[00104] Os componentes e características da linha férrea objeto da presente invenção já foram descritos previamente, de modo que dita linha férrea é compatível com o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 e com o método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 também objetos da presente invenção.

[00105] Adicionalmente, um aparelho de mudança de via 10 do tipo manual ou acionado por mola configurado para seletivamente deslocar uma agulha 12 de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via, o aparelho de mudança de via 10 sendo dotado de um conjunto de sensores 11 e sendo provido das características já descritas anteriormente também é objeto da presente invenção.

[00106] Dito aparelho é compatível com o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10, com o método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10 e também com a linha férrea objetos da presente invenção.

[00107] Por fim, a presente invenção também contempla um sensor configurado para monitoramento de aparelho de mudança de via 10 sendo parte de um conjunto de sensores 11 , o aparelho de mudança de via 10 sendo do tipo manual ou acionado por mola e configurado para seletivamente deslocar uma agulha 12 de uma posição atual para uma segunda posição permitindo que uma composição mude de via.

[00108] As características do dito sensor já foram descritas previamente, portanto sendo este compatível com o sistema de monitoramento de aparelho de mudança de via 10, com o método de monitoramento de aparelho de mudança de via 10, com a linha férrea e também com o aparelho de mudança de via 10 também objetos da presente invenção.

[00109] Por fim e de maneira geral, com a presente invenção é possível vantajosamente identificar uma fadiga no AMV e evitar, assim, o não fechamento da sua agulha 12 que é identificado pelo conjunto de sensores 11 .

[00110] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.