Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
UNDERGROUND WASTE COLLECTION SYSTEM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/250442
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention relates to an underground waste collection system which has a pedestrian platform that also functions as the lid (1) of a tank (3) into which a container (4) can be inserted, into which container waste is deposited through a top bin (2) which is external and attached to the lid (1). The lid opens by means of gas cylinders (7) and, in order that the impact of the opening limit of the lid (1) is as small as possible and does not cause damage to the gas cylinders (7), the lid (1) comprises two brackets, perpendicular to its axis of rotation, which connect to the gas cylinders (7), wherein at least one of said brackets is a sliding bracket (6).

Inventors:
CASTRO SOARES JUNQUEIRA FERNANDO MANUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2020/055415
Publication Date:
December 16, 2021
Filing Date:
June 09, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOTKON SP SLU (ES)
International Classes:
B65F1/16; B65F1/14
Domestic Patent References:
WO2020087030A12020-04-30
WO2010041969A12010-04-15
Foreign References:
ES2137826A11999-12-16
DE202010010784U12011-11-14
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de recolha de resíduos subterrâneo que compreende uma cuba (3), essa cuba (3) com uma tampa (1) e na qual pode ser inserido um contentor (4) no qual são depositados os resíduos através de um marco de deposição (2), esse marco de deposição (2) acoplado à tampa (1) na face exterior à cuba (3) e essa tampa (1) sendo movimentada por meio de cilindros de gás (7) caracterizado por a tampa (1) compreender dois suportes

(5)(6) conectáveis aos cilindros a gás (7), pelo menos um dos suportes (5)(6) ser deslizante (6) e esses suportes (5)(6) serem perpendiculares ao seu eixo de rotação da tampa (1), paralelos entre si e as suas extensões máximas estarem desniveladas de tal forma que a tampa (1) inicie a sua abertura através de ambos os cilindros a gás (7), conectados ao suporte deslizante

(6) e suporte comum (5)e termine com acionamento do cilindro a gás (7) conectado ao suporte comum (5).

2. Sistema de recolha de resíduos de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por ambos os suporte (5)(6) serem deslizantes.

Description:
DESCRIÇÃO

"SISTEMA DE RECOLHA DE RESÍDUOS SUBTERRÂNEO"

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO

A presente invenção enquadra-se nos sistemas de recolha de resíduos subterrâneo, mais concretamente em sistema de recolha de resíduos sólidos para ambiente urbano com tampa com função de plataforma pedonal e marcos de depósito exterior.

ESTADO DA TÉCNICA DA INVENÇÃO

O estado da técnica mais próximo diz respeita ao documento de patente EP2344403 no qual é divulgado um sistema para recolha de resíduos, que apresenta uma plataforma pedonal que funciona igualmente como tampa de uma cuba na qual está inserido um contentor no qual são depositados os resíduos através de um marco de deposição. A tampa abre por meio de cilindros / molas de gás que torna o processo muito simples e que equilibram o peso da tampa e permitem a sua abertura/fecho manual por um único operador. O ângulo de abertura da tampa está regulado próximo dos 90° e é imposto pelo fim de curso superior das molas a gás. Este sistema apresenta o problema de a abertura da tampa apresentar um forte impacto no final do seu movimento de abertura, o qual pode originar danos nas molas a gás e em toda a estrutura mecânica do sistema de recolha. PROBLEMAS TÉCNICOS RESOLVIDOS

A presente invenção vem resolver este problema do impacto criado no final de abertura da tampa (1), através da colocação de pelo menos um suporte deslizante (6) na parte interior da tampa (1), o qual permite a rotação da tampa (1) até à sua total abertura. A invenção tem por finalidade proteger o batimento da tampa (1) no final da sua abertura, resultante da inércia do movimento de rotação da tampa (1). Este choque apresenta elevado potencial de originar danos nos cilindros / molas a gás (7) e em toda a estrutura mecânica do sistema de recolha, sendo anulado através deste dispositivo .

Em simultâneo, a utilização de pelo menos um suporte deslizante (6) permite o recurso a menor força no momento de iniciar o fecho manual da tampa (1), facilitando incomparavelmente essa manobra.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figuras 1 e 2 - representação e representação em corte de um sistema de recolha de resíduos com tampa (1), que serve de plataforma pedonal, de uma cuba (3), essa tampa (1) com um marco de depósito (2) para colocação de resíduos.

Figura 3 - representação da parte interior da tampa (1), ou seja, da parte interior à cuba (3) e onde é possível visualizar ambos os suportes que auxiliam a abertura da tampa (1): o suporte comum (5) e o suporte deslizante (6). Nesta figura podemos visualizar o fecho (8) da tampa (1). Figura 4 - representação isolada do suporte comum

(5).

Figura 5 - representação isolada do suporte deslizante (6), onde se visualiza que tem um pino ou chaveta, o qual serve para evitar que o eixo tenda para um dos lados e desmonte.

Figura 6 - representação do sistema de recolha de resíduos, com detalhe do pormenor de componentes na área definida por A.

Figura 7 - representação do detalhe da área A da figura 6, onde se identifica uma tampa (1), com um suporte comum (5) situado para o movimento de um dos cilindros a gás (7) e com um suporte deslizante (6) localizado para o outro cilindro a gás (7). Representam-se igualmente o contentor (4), que fica inserido dentro da cuba (3).

Figuras 8 e 9 - representação em pormenor do suporte deslizante (6) acoplado à tampa (1) e engatado num cilindro a gás (7).

Figura 10 - representação do sistema com a tampa (1) na posição de fecho, onde se observa o suporte deslizante (6) em repouso e o contentor (4) no interior da cuba (3).

Figura 11 - representação do sistema de recolha com a tampa (1) na posição de abertura, onde se observa o suporte deslizante (6) no seu limite fim de curso, sendo assim possível retirar o contentor estando a cuba (3) vazia. DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

A presente invenção diz respeito a um sistema para recolha de resíduos, que apresenta uma plataforma pedonal que funciona igualmente como tampa (1) de uma cuba (3) na qual pode ser inserido um contentor (4), no qual são depositados os resíduos através de um marco de deposição (2), exterior e acoplado à tampa (1). Este marco de deposição (2) também tem uma tampa, e é ao longo deste marco de deposição (2) que os resíduos são encaminhados para o contentor (4), pois a tampa (1) tem uma abertura adequada para esse encaminhamento.

A tampa abre por meio de cilindros / molas de gás (7), os quais tornam o processo de abertura simples e que equilibram o peso da tampa (1) permitindo a sua abertura/fecho manual por um único operador.

Para que o impacto do limite da abertura da tampa (1) seja o menor possível, devido à inércia do sistema de recolha, e não origine danos nos cilindros a gás (7), a tampa (1) compreende dois suportes (5)(6), perpendiculares ao eixo de rotação da tampa (1), que se conectam com cilindros a gás (7) e em que pelo menos um dos suportes (5)(6) é deslizante (6), promovendo um ângulo de abertura da tampa aproximadamente de 90°, relativamente ao solo e que é imposto pelo fim de curso superior dos cilindros a gás (7).

Quando a tampa (1) está na posição de fecho as molas a gás (7) estão comprimidas e a tampa (1) está bloqueada no fecho (8). Quando a tampa (1) está na posição de abertura, o fecho (8) é desbloqueado, pelo operador, e com um simples e leve auxílio manual, a tampa (1) abre até que a mola a gás conectada ao suporte deslizante (6) atinja o fim de curso.

Para que esta situação seja possível os suportes

(5)(6), para além de estarem perpendiculares ao eixo de rotação da tampa (1), têm que estar paralelos entre si, estando as extensões dos cilindros a gás (7) desniveladas durante a abertura por imposição dos suportes (5)(6).

Quando o cilindro a gás (7) conectado ao suporte deslizante

(6) atinge o seu fim de curso, a tampa (1) não está totalmente aberta. Contudo o suporte deslizante (6) permite que ela prossiga a sua abertura, contando para isso com o cilindro a gás (7) contrário conectado ao suporte comum (5).

Este impedimento de a tampa ter a sua abertura máxima apenas com um único movimento, tem um efeito de amortecimento e proteção mecânica.

Assim que a tampa (1) se posiciona na posição de abertura, mas não máxima, basta um segundo leve auxílio do operador para que a tampa (1) descreva a sua abertura máxima, ficando esta próxima de 90° relativamente ao solo. Nesta fase ambas as molas a gás descreveram a totalidade do seu curso, encontrando-se nivelados e a impedir a abertura da tampa (1) para além do ângulo definido. Por fim, após a descarga do contentor (4), é feito o fecho da tampa (1) pela ordem inversa dos passos atrás enumerados.